quarta-feira, 11 de julho de 2007

Abel Ferreira


Ontem, 10 de julho, eu vi Carlos Braga e outros no quadradinho do Loronix conversando sobre Abel Ferreira.


Aí eu me lembrei a minha primeira semana de trabalho no Brasil.

Logo que cheguei no Brasil fui para Petropolis para fazer um curso intensivo de lingua portuguesa. Depois viajamos na nosso Rural-Willy's zero kilometro para Pedro Afonso em Goiás (agora estado de Tocantins), estrada de terra desde Anápolis (1000 km). Logo na primeira semana fomos convidados pelo prefeito da cidade para uma festa de inauguração de uma ponte. Nós aceitamos o convite, introsar bem é importante. A viagem levou umas tres horas. Estrada praticamente não tinha, fomos derubando mato com o carro naquele cerrado. Chegamos no local lá para as 16 horas. Lá tinha um riozinho, um ribeirão como dizem lá, uma ponte e uma casa de fazenda do tipo mais rústica e simples possivel. Agora, tinha muita comida e bebida.

Logo depois chegou um conjunto chamado Tocantins Jazz. Depois descobrimos que era o único conjunto da cidade, e que nos íamos encontrar este conjunto em todas as festas na cidade e nas redondesas de Pedro Afonso nas proximos anos.

A festa começou e a banda começou a tocar. A tarde e a noite foram só de comer e beber á vontade. Conversar ainda não era possivel, muito menos ainda porque o pessoal falava um pouco diferente do que nos foi ensinado em Petropolis. E o conjunto tocava e tocava tututuu tututuu. Lá para as tres horas de madrugado fizeram- me deitar numa rede, que para mim foi a primeira vez. Fiquei escutando a música, clarinete, trombone, tututuu tututuu, até que dormi. Quando acordei, umas duas horas depois, ainda estavam tocando, o mesmo ritmo, tututuu tututuu.

Lá para as 8 horas, depois do café de manhã, tudo mundo foi para a ponte e houve a inauguração. Veja a foto, eu estou ao lado do prefeito, Ademar Amorim, segurando a placa, que ia mais tarde ser pregada na ponte, propaganda política é claro, claro para todos menos para nos, naquele tempo.

Clique na foto para ampliar.
Depois resolveram dançar mais umas horas na ponte, tututuu tututuu.

Chegamos em casa no final da tarde.
Esta música até hoje está na minha cabeca, eu queria descobrir que tipo de música era.

Quando comecei de baixar música do internet, fui procurar varios estilos mas Bossa Nova e Choro tinha minha atenção especial.
Quando já tinha alguns albuns de Choro eu vi que o nome de Abel Ferreira sempre aparecia no meio. Quando fui prestar melhor atenção descobri que ele tocava o mesmo estilo de música que o Tocantins Jazz em 1967 lá no sertão de Goiás.

Isto é Incrivel!
Olha, isto é um exemplo das coisas que aconteceram depois que eu comecei visitar varios blogs com música, especialmente o Loronix. http://loronix.blogspot.com/

Tambem já fiz amizade com pessoas muito bem entrosadas em música brasileira.
É incrível!!!


Escutar/beluisteren: Chorando Baixo

Um comentário:

Martoni disse...

Qoando vem o primeiro commentário?